PROJETO BERÇO “BEBÉS À DESCOBERTA DA MÚSICA” – 0 AOS 3 ANOS

Este é um projeto inovador que tem como objetivo a estimulação sensorial auditiva e tátil e propriocetiva dos bebés permitindo o desenvolvimento das aptidões musicais nos primeiros anos de vida.

INICIAÇÃO MUSICAL – 4 AOS 10 ANOS

Destinado a crianças que frequentam o ensino pré-escolar e escolar, pretendendo despertar o interesse e a curiosidade pelos fenómenos sonoros da música, promovendo o desenvolvimento musical da criança. Da iniciação musical fazem parte as atividades de teoria e formação musical e classe de conjunto vocal. A partir dos 6 anos pode-se implementar a aprendizagem de um instrumento musical.

BÁSICO E COMPLEMENTAR – 11 AOS 17 ANOS

Direcionado a crianças e jovens que frequentam o ensino básico e secundário pretendendo englobar as disciplinas de: Iniciação Musical, Classe de Conjunto Vocal e Instrumento. Estas modalidades poderão ser frequentadas em modo de curso livre, contudo a frequência de uma das últimas duas disciplinas obriga o conhecimento prévio e/ou aprendizagem de formação e teoria musical da iniciação musical.
Esta modalidade pretende fomentar o desenvolvimento da memória, a capacidade de concentração, a agilidade de raciocínio, a coordenação motora, bem como o sentido estético, musical e artístico.

MÚSICA PARA ADULTOS – 18 ANOS ATÉ IDADE SÉNIOR

Destinado a todos os adultos interessados na aprendizagem e/ou aperfeiçoamento das competências musicais nas disciplinas de: Iniciação Musical, Classe de Conjunto Vocal e Instrumento. À semelhança da modalidade “Básico e Complementar”, os alunos poderão frequentar as disciplinas em modo de curso livre, contudo a frequência de uma das últimas duas disciplinas obriga o conhecimento prévio e/ou aprendizagem de formação e teoria musical da iniciação musical.
Esta modalidade tem como objetivo a aprendizagem e/ou aperfeiçoamento das competências musicais em qualquer idade, dado que a mesma tem uma importância fulcral no estado adulto. Para além de ser uma atividade de lazer que promove o desenvolvimento criativo, a música ajuda a criar a identidade ao estabelecer e manter contactos sociais e ativar funções cognitivas e emocionais. Tem ainda um efeito positivo na memória, na mobilidade e no comportamento social e contribui ainda para melhoria do bem-estar e saúde individuais.