JOANA COSTA

Joana Costa iniciou os seus estudos musicais no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro em Piano e, mais tarde como segundo instrumento em Trombone. Finalizou os seus estudos no Conservatório no curso de Formação Musical. Fez parte do Coro da Banda Sinfónica e da Orquestra Sinfónica do Conservatório onde realizou inúmeros concertos. Participou também na Gravação do CD da Banda Sinfónica do Conservatório de Música de Aveiro, editado em 2009 sob a direção de Nelson Aguiar e Ana Maria Ribeiro. Durante a sua formação no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian exerceu funções de maestrina adjunta durante dois anos na Banda Filarmónica Ressurreição de Mira, na qual teve também a seu encargo a direção artística do Coro da respetiva Banda Filarmónica e lecionou Trombone e Formação Musical.
Paralelamente com a sua Formação Artística Musical, encontrava-se a ter aulas de Ballet Clássico na Academia de Bailado Clássico de Aveiro onde obteve o Diploma do 6º Grau de Dança Clássica pela Imperial Society of Teachers of Dancing e a frequência do grau Intermédio e Avançado da mesma, com a orientação da Professora Ana Lia Pereira e Inês Negrão.
Fez parte do corpo artístico da Banda Filarmónica da Mamarrosa durante 5 anos onde também lecionou na escola de música da mesma as disciplinas de Formação Musical e Coro.
Em 2011 concluiu a Licenciatura do Curso de Música, Variante em Direção, Teoria e Formação Musical na Universidade de Aveiro. Participou em Concertos com o Coro do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro juntamente com a Orquestra Filarmonia das Beiras.
No mesmo ano iniciou o projeto que levou à formação da Banda União Músicos de Mira, na qual exerce as funções de Diretora Artística, bem como é também responsável pela Direção Pedagógica da Academia de Artes onde leciona as disciplinas de Iniciação Musical, Formação Musical e Classe de Conjunto Vocal.
Desde maio de 2014 que está responsável pela Direção Artística do Grupo Coral de Mira.
Foi Professora de Formação Musical, Coro e Prática Vocal no Conservatório de Música de Ourém e Fátima desde o ano letivo 2011/2012 até ao ano letivo de 2014/2015 e fez parte do projeto “Aulas de Berço” para bebés.
Em 2016 concluiu o Mestrado em em Ensino de Música na Universidade de Aveiro onde teve o privilégio de ser escolhida para participar no “Intensive Project of music education” (IP) em Leipzig em abril de 2012. O IP é um programa europeu de intercâmbio universitário integrado no plano Erasmus, fundado pelo Prince Claus Conservatorium de Groningen, englobando um conjunto de parceiros institucionais, nomeadamente DeCA-UA (Portugal), Hochschule für Musik und Theater Leipzig (Alemanha), Estonian Academy of Music and Theatre (Estónia), Norges Musikhogskole Oslo (Noruega) e Malmö Academy of Music-Universidade de Lunds (Suécia).
Atualmente é Docente de Formação Musical e Classe de Conjunto Vocal no Conservatório de Música Jaime Chavinha em Minde e encontra-se a realizar a Licenciatura variante Canto na Escola Superior de Música Artes do Espetáculo do Porto, na Classe do Professor António Salgado.
Formações/ Participações adicionais:

  • Masterclasses de Trombone com os professores: Luís Castro, Daniel Dias, Gabriel Antão e Jarrett Butler;
  • Masterclasses de Canto com os professores: Susan Waters, Patrícia MacMahon, Stephen Robertson, Patrícia Blanco, Isabel Alcobia, António Salgado e Filipa Lã;
  • Masterclasses de Direção Coral com os professores: Paulo Lourenço, António Lourenço e Edgar Saramago.
  • Masterclasses de Direção de Orquestra de Sopros com os professores: António Saiote, André Granjo e Armando Saldarini.
  • Trabalhou em orquestra e coro sob a direção de maestros como Ernst Schelle, Baldur Brönnimann, Michael Jurovsky, Pedro Neves, Marion Sarmiento, António Saiote, Paulo Martins, Paulo Lourenço, António Lourenço, André Granjo, Afonso Alves e Gil Magalhães.
  • Participou como reforço no Coro da Casa da Música, na obra “Requiem de Verdi” onde desempenhou o papel de soprano, em 22 de Março de 2013 e no programa “Esperança em Tempo de Guerra”, um concerto conjunto com a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música com obras de Arnold Schönberg e Leos Janácek, em 25 de Abril de 2014.